Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Pêras crocantes com Queijo Brie

por Malagueta Man, em 15.02.16

O queijo Brie é de origem francesa, da região de Brie, e tem sido fabricado desde o séc. VIII sendo um dos mais antigos queijos deste país.

Antes de se tornar amado pelo povo já era popular e muito apreciado pela nobreza. Há várias centenas de anos atrás, o Brie era um dos tributos que tinha que ser pago aos reis franceses. Segundo reza a lenda, um dos seus mais notáveis apreciadores era o Imperador Carlos Magno (séc. VIII-IX). Depois de ter provado este queijo, elegeu-o como seu prato favorito e nunca mais faltou na sua mesa.

Em 1814, no Congresso de Viena, foi consagrado como o “Rei dos Queijos”.

É um queijo feito a partir do leite de vaca e a crosta é formada pelo fungo Penicillium candida. É também conhecido como um queijo de mofo branco.

As duas variedades mais emblemáticas, ambas com denominação de origem, são o Brie de Meaux e o Brie de Melun.

O Brie de Meaux tem uma textura macia, mas firme (sem derreter) com crosta branca e macia. Quando está bem curado o sabor é forte, mas não picante.

O Brie de Melun tem sabor mais pronunciado sendo um pouco mais salgado. Quando curado tem aroma penetrante, sabor forte e a textura quase derrete. A crosta torna-se mais rala e a casca adquire tons avermelhados e odor amoniacal.

 

19188083_APC5O.jpeg

 

 

Ingredientes:

2 Pêras descascadas e cortadas em cubinhos

5 Folhas de massa filo

150gr Manteiga

1 Cebola finamente picada

1 Colher sopa de mel

50gr Pinhões

1 Colher chá de Pimenta rosa

100gr Queijo Brie

 

Preparação:

1 – Levar uma pequena frigideira ao lume, adicionar os pinhões até ganhar um pouco de cor e reservar.

2 – Numa frigideira colocar 1 colher sopa de manteiga, levar ao lume, acrescentar a cebola e refogar até ficar translúcida, adicionar as peras, a pimenta rosa e deixar cozinhar por breves minutos. (reservar para arrefecer)

3 – Fazer os rolinhos de massa filo começando por cortar cada folha em 4 partes iguais, utilizar 2 partes para cada rolinho, pincelar a massa filo com manteiga derretida.

4 – Numa das extremidades da massa filo colocar uma colher de chá de recheio de pêra, uma pequena porção de pinhões tostados e um cubo de queijo brie, dobrar para a frente, dobrar ambos os lados para o centro e enrolar até ao fim.

5 – Misturar o mel com a manteiga, pincelar os rolinhos e levar ao forno pré aquecido a 180 graus até ficarem dourados e estaladiços, acompanhe com maionese de lima e gengibre.

Malagueta Man

Autoria e outros dados (tags, etc)



Miguel Oliveira

foto do autor



Tags

mais tags