Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Risotto de Pêra Rocha com Gorgonzola e Nozes

por Malagueta Man, em 10.01.16

A Pera Rocha, únicamente produzida na região Oeste de Portugal, beneficia da designação “Denominação de Origem Protegida” atribuída em exclusivo pela união europeia a áreas delimitadas de produção regional com características únicas de qualidades.

Em 1836, foi identificada no concelho de Sintra, na propriedade do Senhor Pedro António Rocha, uma pereira diferente, com frutos de qualidade invulgar. A variedade de “Pyrus communis L.”, apelidada de pera rocha, era de tal modo gabada pela delícia dos seus frutos que não passou despercebida.

A denominação de origem é atualmente “Pera Rocha do Oeste”, variedade Portuguesa concentrada na região Oeste, na orla marítima desde Sintra até Leiria, sendo oito os principais concelhos produtores deste fruto: Cadaval, Bombarral, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Alcobaça, Lourinhã, Óbidos e Mafra.

 

risoto de pera rocha.jpeg

 

 

Ingredientes:

200gr Risotto

3 Chalotas picadas finamente

50gr Manteiga

50ml Azeite

50ml Vermute branco

600ml Caldo de carne

60gr Queijo Gorgonzola em cubinhos

40gr Queijo Parmesão ralado no momento

3 Peras Rocha em cubinhos

2 Nozes esfareladas

30gr Mel

Sal QB

 

Preparação:

1 - Leve uma caçarola ao lume brando, coloque uma noz de manteiga, o azeite, acrescente a chalota picada até ficar translúcida.

2 - Adicione o risotto e deixe 2 minutos mexendo sempre, refresque com o vermute e quando absorver o liquido, acrescente uma concha de caldo de carne e, à medida que vai absorvendo, adicione concha a concha, este processo de cozedura durará cerca de 20 minutos até o risotto ficar no ponto.

3 - Entretanto a meio da cozedura do risotto, acrescente as peras (previamente caramelizadas numa noz de manteiga e mel), o queijo parmesão, o queijo gorgonzola e mexa sempre até o queijo se desfazer, retifique de sal.

4 - Quase no final da cozedura, adicione uma noz de manteiga, misture muito bem e tape a caçarola cerca de 2 minutos.

5 - Faça o empratamento, colocando o risotto num prato fundo, acrescente alguns cubinhos de gorgonzola, as nozes esfareladas e  peras caramelizadas aos cubinhos.

Malagueta Man

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Miguel Oliveira

foto do autor



Tags

mais tags