Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Robalo selvagem na sua caldeirada

por Malagueta Man, em 07.12.15

Predador voraz que pode chegar até aos 11kg e medir cerca de 100cm, muito frequente nas nossa costa, e penetra com frequência nos estuários; forma cardumes compactos para a reprodução, gosta de fundos baixos constituidos por rochas planas e rasas no fundo, e de fundos de areão, preferindo águas agitadas para se alimentar. É uma espécie resistente a elevadas variações de salinidade e resistente a elevadas variações de temperatura.
Existe outra especie de robalo chamada vária ou baila, este ao contrario do robalo comum, tem pequenas manchas pretas dispersas sobre o dorso e os flancos, é uma espécie litoral, vivendo sobre fundos tanto arenosos como rochosos e em águas até aos 100 metros de profundidade. Pode ser encontrado em zonas de águas agitadas, ricas em oxigénio, nomeadamente junto à rebentação das ondas. É uma espécie muito resistente, tolera grandes variações de salinidade da água, podendo assim entrar em estuários e mesmo em lagoas litorais de água doce. Tolera também grandes variações de temperatura, de 2 a 32ºC, mas parece alimentar-se só em águas de temperatura superior a 7ºC. Em águas com uma temperatura acima dos 21ºC torna-se activo à superfície e entre os 15 e os 21ºC estes peixes são encontrados a meia água ou junto ao fundo. Durante o período juvenil formam grandes cardumes, mas os adultos são peixes solitários, juntando-se só em épocas de reprodução.

 

caldeirada bacalhau.jpeg

 

 

Ingredientes:

1 Robalo selvagem com 2,5Kg, filetado e cortado em tranches

10 Batatas descascadas cortadas em rodelas de 1cm

10 Cebolas cortadas em finas rodelas

1,5Kg Tomate coração de boi cortado em rodelas

5 Dentes de alho laminados

1 Malagueta

100ml Azeite

150ml Vinho branco

1 Pimento vermelho cortado em tiras

1 Pimento verde cortado em tiras

Sal

3 Colheres sopa vinagre de vinho branco

1 Mão cheia de salsa (folhas)

1 Mão cheia de folhas de coentros grosseiramente picadas

 

Preparação:

1 - Num tacho coloque o azeite, umas quantas rodelas de cebola, os pimentos, umas quantas rodelas de tomate, a malagueta inteira, os dentes de alho e deixe breves minutos em lume brando.

2 - Junte as batatas, sobreponha com algumas rodelas de cebola, coloque uma pitada de sal, o vinho branco e deixe ferver cerca de 5 minutos.

3 - Acrescente o robalo previamente temperado com sal e um pouco de sumo de limão, sobreponha com mais rodelas de cebola, deixe cozinhar em lume brando com o tacho tapado e mexendo de quando em vez, pegando no tacho e fazendo movimentos circulares.

4 - Retifique os temperos, adicione o vinagre de vinho branco e sirva bem quente.

Malagueta Man

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Miguel Oliveira

foto do autor



Tags

mais tags